COMO INOVAR NO MERCADO PORTUGUÊS?

Somos constantemente questionados em relação a como inovar no mercado português. Distante dos estereótipos criados quando falamos de inovação, o que realmente deve estar em foco na sua estratégia é o melhor entendimento do que pode fazer a diferença na sua relação com seu cliente.

Em um projeto que estamos inseridos, reduzimos as dezenas de possibilidades inicialmente pensadas de entrada no mercado para apenas duas. Nestas duas, teremos realmente um apelo diferente dos demais concorrentes.

Neste processo, criamos uma série de estudos e neles foram evidenciados que não faria sentido replicar o que era feito no Brasil e segundo que os concorrentes já estavam fazendo.

Um dos elementos que mais levamos em consideração quando estamos desenvolvendo a estratégia de entrada em Portugal para os nossos clientes são os dados levantados no estudo anterior, o  Market Fit sobre tendência de mercado.

Ao compreendermos as tendências, focamos em inovar na relação dos clientes com os produtos ou serviços, gerando valor a máxima percepção de valor nesta troca.

O grande risco que uma empresa brasileira corre ao começar um processo de internacionalização é acreditar que está pronta para isso simplesmente por que tem um bom produto no Brasil.

TENDÊNCIAS E COMO INOVAR NO MERCADO PORTUGUÊS  

Em uma reunião de negócios dias atrás com um grupo educacional do Brasil, despertou em mim o sentimento de que por mais que já estejamos há anos falando da necessidade de entender as diferenças culturais entre nós e Portugal, ainda são muito poucos os empresários que levam esse fator a sério.

Nessa reunião, o grupo dizia que gostaria já em janeiro de 2020 fazer um movimento no mercado português simplesmente criando um site para Portugal.

Tanto o produto quanto a jornada de compra seriam mantidas com a mesma estratégia utilizada no Brasil.

Quase saltei na tela do computador com esta informação. Estávamos falando de um montante expressivo de recursos em divulgação nas redes sociais e mídia offline.

Simplesmente não acredito em um processo como esse. Na verdade, vejo como uma grande possibilidade de gerar uma visão negativa da empresa, uma vez que ela está apenas enxergando o mercado português como de potenciais clientes.

Se essa é a visão do seu negócio, tome cuidado. Apenas querer vender não faz sentido na Europa. Na Europa, ou nossa mensagem é clara que queremos construir raízes ou voltaremos rapidamente para o Brasil.

Acreditamos que quando construída uma visão de mercado baseada em tendências e com boa estratégia inovando na forma, conteúdo e público, criamos boas condições para o sucesso.

Quero apresentar a você algumas tendências que devem ser consideradas tendo como olhar o quanto eu posso inovar em minha abordagem.

Caso você tenha interesse também em aprofundar  nos erros mais comuns  que empresas brasileiras cometem ao buscar como inovar no mercado português, o link acima pode ajudar você.

SUSTENTABILIDADE COMO TENDÊNCIA

As expectativas dos consumidores por sustentabilidade, ética, meio ambiente e responsabilidade social corporativa são crescentes. São reflexos da conexão cada vez mais íntima da preocupação das pessoas com sua própria saúde e o planeta, intensificando o consumo sustentável.

Um movimento que vem pressionando empresas a priorizar a eco-eficiência, investindo em alternativas sustentáveis, com foco contra desperdício de ingredientes, produtos e embalagens, reciclagem e inclusive reaproveitamento de materiais e produtos.

Reflita de forma verdadeira se sua visão em relação à sustentabilidade é mesmo forte ou apenas é uma peça de marketing sobre como inovar no mercado português.

Leia também: MISSÃO WEB SUMMIT 2021

COMFORT FOOD

Produtos tradicionais evocam um passado cheio de memórias. Envolvem a recordação e preservação de hábitos e estilos de vida enraizados em contextos geográficos-sociais específicos.

Graças às experiências pessoais, as tradições culinárias de um certo lugar podem ser preservadas através do tempo e apreciadas.

É por isso que a alimentação algumas vezes, é identificada como um dos meios de voltar ao passado e, em alguns casos, de fornecer conforto, daí “comfort food”: uma comida autêntica, simples, gratificante, ligada às tradições, à infância e à família à mesa.

“Comfort food” é intrinsecamente uma comida de origem típica, já que é ligada a backgrounds culturais específicos e a hábitos, e origens culinárias, um passo importante no desenvolvimento dos food trends.

A memória também pressupõe um sentimento de nostalgia de um passado que é considerado simples, seguro e relaxante, comparado ao rápido e frenético estilo de vida dos tempos modernos.

COMO INOVAR NO MERCADO PORTUGUÊS: ADAPTAÇÃO ÀS RESTRIÇÕES ALIMENTARES

As estatísticas mostram que 1 a cada 5 consumidores ocidentais consideram-se “plant-forward”, o que significa que eles seguem uma dieta não necessariamente vegetariana ou vegana, mas preferem que aproximadamente 70% das suas refeições contenham “plantas” (verduras, legumes, grãos e frutos) e que sejam 100% formadas por ingredientes limpos (sem aditivos).

Como os consumidores precisam de evolução rápida, as companhias alimentares precisam imaginar a forma como esse tipo de comida é cultivada, preparada, entregue e por fim colocada à mesa.

Outra das linhas que marca o lançamento de produtos de alimentação são os produtos “sem”. “Sem aditivos nem conservantes”, “Sem gordura”, “Sem lactose”, “Sem açúcar”, “Sem glúten”. Esta é uma tendência duradoura que muda dramaticamente as escolhas que os consumidores fazem e que deve estar no seu radar sobre como inovar no mercado português.

REDES SOCIAIS COMO UM NOVO CANAL DE COMUNICAÇÃO EM PORTUGAL

A compra de produtos através das redes sociais, aplicações, fóruns já é uma realidade em Portugal, porém o foco destas plataformas de social media nunca foi o e-commerce, mas sim criar uma comunidade e ligar as pessoas entre si.

No entanto, com a alteração dos padrões de consumo em todo o mundo, este paradigma mudou, sendo que o foco das redes sociais pode se alterar para potenciar o e-commerce. Uma das maiores provas deste aspeto é a nova funcionalidade do Instagram Shopping.

TECNOLOGIA E INOVAÇÕES CIENTÍFICAS

A tecnologia e inovações científicas estão conectadas a diferentes tendências desta virada de década. As pessoas estão começando a aceitar que certas tarefas podem ser executadas digitalmente ou outras inteligências artificiais (IAs).

A automatização da fabricação e a logística, para entender as procuras diferenciadas dos consumidores e fornecer soluções personalizadas com precisão estará cada vez mais presente em todos os setores.

CONFIANÇA E TRANSPARÊNCIA

Esta é uma tendência que já se vem fortalecendo nos últimos anos e promete ser ainda mais forte em 2021. Com a transparência vem a confiança e é isso que os consumidores procuram nas marcas que escolhem.

Com a pandemia, passamos a prestar mais atenção a aspetos ligados ao processo de produção de um produto, como o seu manuseamento, condições de higiene e armazenamento. Mesmo com o fim da pandemia, são grandes as possibilidades de que esse tipo de preocupação se mantenha, já que há uma consciência maior do que se está a consumir.

PROPÓSITOS E VALORES ALINHADOS

Os consumidores de todas as idades e rendimentos estão dispostos a pagar preços mais altos por produtos alinhados com seus valores pessoais, segundo o estudo “Tendências Globais para o Consumo”.

Veja que 70% desses compradores que valorizam o propósito e estão dispostos a pagar um valor adicional de 35% do custo inicial para compras sustentáveis, como produtos reciclados ou ecológicos.

Seu storytelling não pode ser algo desconexo da sua verdadeira natureza e história. Quando o significado é forte, a experiência é garantida.

NESTA JORNADA DE COMO INOVAR NO MERCADO PORTUGUÊS, VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO

Nesta jornada de como inovar no mercado português, você não está sozinho. Há seis anos abrimos este caminho e hoje podemos estar com você em todos os momentos.

Recentemente, inauguramos em Portugal o nosso espaço físico. O Atlantic Station é sua casa em Portugal.

Lembre-se Portugal é a nossa porta de entrada para a Europa. Fazendo bem a lição de casa em Portugal, você poderá expandir para a Europa. Conte conosco neste processo.

Se quiser agendar um momento comigo, será um prazer. 

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.

Share This