COMO ME TORNAR UM PROFISSIONAL EXTRAORDINÁRIO

Quantas vezes nos perguntamos o que nos falta para sermos extraordinários no que fazemos? Bem, eu já me fiz esta pergunta algumas vezes. Será que ela também é uma questão importante para você?

Se você gostaria de ser extraordinário, continue na leitura deste artigo comigo. Mas antes, não quero que passe pela sua cabeça que quero que seja mais do que já é, mas sim que reflita sobre como ser extraordinário pode estar mais perto de você do que imagina.

Em tempos de burnout, tudo que não queremos é sermos mais exigidos do que já somos. O fato é que nossa carga de trabalho é muito acima do que normalmente toleramos. Isso é um péssimo sinal. Mas, em muitos casos, o que nos falta realmente é compreender o que priorizar e estar atento ao que eu denominei de ladrões do tempo.

Quando compreendemos isso, muita coisa fica mais fácil e leve. Aprendemos a priorizar o que importa e acabamos tendo mais alegria, felicidade e paz.

APRENDA A DEFINIR O QUE REALMENTE IMPORTA

Como disse o gato a Alice no país das maravilhas, quando não se sabe o que se quer, qualquer caminho serve. Esse é o ponto inicial do aprendizado para definir prioridades. Primeiramente, reflita: o que você realmente quer da sua vida pessoal e profissional? Sem saber disso, não dá para continuar. Então, sugiro que, se necessário, volte duas casas e inicie hoje mesmo uma terapia.

Além disso, saber o que desejamos e que sonhos temos no campo pessoal e profissional ajuda a compreender como podemos chegar lá. Um exemplo concreto disso é que, ao definir nossos objetivos, podemos construir um plano estratégico para conquistá-los. Assim, formações, cursos, amizades e networking tornam-se mais fáceis quando podemos dizer claramente para onde estamos indo.

Para ajudá-lo nesse processo, lembre-se sempre de que fazer o que não amamos apenas leva a vida para o surgimento de doenças. Por isso, procure sempre fazer o que ama. Ademais, é importante buscar formações que alinhem seus objetivos pessoais aos profissionais. Eu mesmo, tive a grata experiência de ver boa parte dos meus sócios, amigos e clientes surgirem a partir das formações que fiz. A propósito, permita-me compartilhar um insight: ao fazer uma formação EAD pela primeira vez, quase nada de amizades verdadeiras consegui. Então, minha sugestão é que priorize encontros presenciais, pois são gigantescamente melhores do que os remotos. Quando você resolver essa etapa e o caminho começar a ser trilhado, poderemos dar sequência ao segundo passo.

DISCIPLINA, PONTUALIDADE E ÉTICA

Nada de fórmulas mágicas. O básico é a melhor de todas as estratégias. Ser disciplinado, colocando o foco nas ações definidas, ser pontual e não trair valores éticos faz toda a diferença nos dias atuais, assim como diziam nossos pais.

Atrasar uma reunião ou uma entrega não faz nenhum sentido e, quando é rotina, esqueça, você não pode ser considerado alguém sério.

Se poder corrompe, ser ético em tudo pode demonstrar que você merece estar próximo do topo, ser sócio de algo ou ainda ter melhores salários ou promoções. Esqueça o que dizem por aí que não vale a pena ser honesto. Na prática, quem vive de atalhos logo encontra o fim da linha. Não se corrompa, vale a pena ter valores verdadeiros. Quando aliamos disciplina, pontualidade e ética, e estes três pontos são de fato verdadeiros em sua vida, acredite, é questão de tempo para seu lugar ao sol chegar. Mas lembre-se, sem ter boa formação e ser responsável, não existe milagre.

QUEM CRITICA DE VERDADE É AMIGO

Sabe aquelas pessoas que apenas elogiam você? Tome cuidado com elas, normalmente isso pode esconder uma boa dose de inveja.

Críticas sinceras são as melhores formas de desenvolvimento que podemos ter. Pessoas que reservam tempo para te dar feedbacks deveriam estar na sua lista de melhores amigos.

Normalmente, não queremos críticas, mas entenda que, mesmo quando são ácidas, elas podem ser uma boa oportunidade de perceber o que você deve melhorar.

Não que tudo o que recebemos de críticas sejam reais, mas um grande amigo meu diz uma frase que adoro.

Dizia ele: “Se alguém chega até você uma vez e diz que você parece um cavalo, você deveria pensar sobre isso. Se alguém novamente chega até você e diz que você parece um cavalo, você deveria refletir mais ainda sobre isso. Mas se alguém pela terceira vez chega até você e diz que tu é um cavalo, olha para ele e RELINCHA”.

Feedback é isso. Muitas vezes, estão dizendo o que precisamos melhorar, e por EGO, ignoramos. Preste mais atenção nas críticas que recebe, elas podem ajudá-lo a evoluir.

TENHA MENTORES

Quais são seus mentores? Você deveria saber dizer pelo menos o nome de três. Eles deveriam ter encontros com você com alguma frequência.

Mentores são pessoas que já viveram mais do que nós, não apenas em idade, mas sim em experiências.

Tenha mentores e cultive-os. Inúmeras oportunidades de melhorias nascem com bons mentores.

Ser extraordinário está muito mais ligado a vivermos valores genuinamente humanos do que buscarmos ser diferentes dos outros.

Vejo hoje muita gente que não saiu da adolescência. Continuam, mesmo adultos, apenas marcando seus corpos para ficarem diferentes dos demais.

Por fora, são únicos, por dentro, mais do mesmo. Transforme-se de dentro para fora, pois, afinal, em cinco minutos de conversa, é fácil saber quem é uma casca ou quem é mais profundo do que os maiores abismos do mar.

Amo um momento com quem me ensina, mas fujo de conversas vazias que apenas consomem meu tempo.

Ele, por sinal, o tempo é muito perecível, não jogue fora o seu.

Gostou do artigo? Comente, compartilhe e mande sua mensagem para nós.

Forte abraço e até nosso próximo encontro.

Leia também: A SUA LIDERANÇA EMPRESARIAL É ALGO RESPEITADO OU TEMIDO?

SOBRE O AUTOR

BENÍCIO FILHO

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e Filosofia pela Universidade Dom Bosco. Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups). Sócio fundador da Agência Black Beans e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis ambos em Portugal. Atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”. Em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.