CONSTRUINDO UM NOVO PONTO DE VISTA

Bem, além de discutir linhas e teorias de aprendizagem o que sempre deveria estar no foco e objetivo fim da educação é a melhor forma de absorver o conteúdo por parte do aluno.

Este sim, é o principal objetivo da educação. Promover o desenvolvimento dos seres humanos através do seu envolvimento com os conteúdos necessários conectando estes a sua vida.

Dois pensadores merecem nossa reflexão agora, tendo como ponto de partida a dificuldade em entender como ensinar os alunos de diferentes séries e fases da vida. Sempre é necessário contextualizar que sendo únicos cada ser humano tem seu desenvolvimento diferente e desta forma, jamais podemos acreditar que todos são iguais.

Segundo dois pensadores da Educação, Jean Piaget e Vygotsky, podemos ajudar o outro a compreender e assimilar o conhecimento respeitando como ele vê o mundo. Para Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação.

O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. Sendo através das acomodações que por sua vez, levam à construção de novos esquemas de assimilação, que parte do desenvolvimento cognitivo.

Na teoria de Vygotsky, ele aponta que a criança nasce com funções psicológicas elementares e que com o aprendizado da cultura e as experiências adquiridas, essas funções tornam-se funções psicológicas superiores, que são: o comportamento consciente, a ação proposital, capacidade de planejamento e pensamento abstrato.

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O CONHECIMENTO PRECISA SER EXPERIENCIADO JAMAIS IMPOSTO

Lembro de uma professora do primeiro grau que insistia que eu deveria memorizar o conteúdo impondo uma regra de lembrar datas e eventos. Jamais entendia o porquê era importante lembrar isso.

Precisei estar em uma graduação para compreender que eram os fatos históricos importantes não as datas em si. A matemática então sempre pareceu algo distante, mas começava a ser realmente significativa quando os números deixaram de ser abstrações, mas ganharam forma.

Piaget e Vygotsky, trazem a experiência como determinante na construção do conhecimento. Quando usamos o conhecimento vendo sentido nele e através dele deixamos de ser passivos, mas ativo no ato de estudar.

Tal movimento pressupõe abertura do professor o que para muitos não é um simples movimento. Imagino minha professora como sofreria de tivesse que descer do seu trono e ensinar a partir da experiência histórica dos alunos.

Em um mundo em que queremos e desejamos o protagonismo das pessoas tal transformação começa justamente pela educação nas mãos dos professores. 

SOBRE O AUTOR

Benício Filho

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.

Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio-fundador da Agência Incandescente, sócio-fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).

Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.

Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.