AS ETAPAS FUNDAMENTAIS PARA UMA EXPANSÃO INTERNACIONAL BEM-SUCEDIDA

Quando iniciamos nosso programa de internacionalização com empresas brasileiras, nos deparamos com enormes desafios. Acredito, hoje, ao olhar para trás, que o maior deles foi justamente o pouco conhecimento que as empresas brasileiras detinham sobre este tema.

Internacionalizar parecia algo muito distante, e pensar em uma expansão internacional para muitas empresas era algo impensável.

Bem, os anos se passaram e quase uma década depois de fundarmos a Atlantic Hub, criamos uma visão muito poderosa do que dá certo e do que não deve ser levado em consideração pelos empresários e empresárias que desejam iniciar esta expansão.

Criar uma visão de jornada ajuda a entender em qual momento você está e qual foco deve dar. Entender logo no começo se você está mesmo diante de um produto ou serviço que faz sentido fora do Brasil é o primeiro passo.

Neste artigo, ajudarei você a entender estas fases e criar uma visão ampla sobre a expansão da sua empresa fora do Brasil. Venha comigo neste artigo.

EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL É ESSENCIAL PARA VOCÊ COMEÇAR SUA INTERNACIONALIZAÇÃO

Os anos são essenciais para que uma visão concreta do mercado internacional se forme. Não existe teoria eficaz sem que a prática seja validada.

Apenas em alguns dos nossos programas de internacionalização, já atuamos em mais de 200 empresas diferentes, estando elas em diversos segmentos e setores diferentes do Brasil.

Também atuamos com clientes em quase todos os estados do nosso país. Este é um ponto importante, pois conhecemos as diferentes culturas e vocações em seus produtos e serviços.

Quero dizer que, em resumo, nossa experiência com certeza encurtou suas ações, energia e investimentos. Sempre digo que gerar recurso em moeda forte é o que todos os empresários desejam, mas gerar custo em uma moeda mais valorosa que o real não parece algo muito bom.

Abaixo, compartilho números macros da Atlantic Hub e, a seguir, como você deve iniciar esta nova fase da sua empresa.

SEU PRODUTO OU SERVIÇO TEM ADERÊNCIA FORA DO BRASIL?

O primeiro passo e mais importante depois que a decisão de internacionalizar foi tomada é fazer um bom estudo de mercado. Em muitos momentos, encontramos empresários brasileiros que se frustram neste processo de expansão, justamente porque não estudam o mercado destino.

Quando um bom estudo de mercado é feito, você reduz as chances de insucesso e amplia substancialmente suas oportunidades.

Entenda que quando um estudo de mercado é negativo quanto à aderência do produto ou serviço ao mercado desejado, isso pode, em um primeiro momento, representar uma negativa, mas certamente poupará você de uma enorme quantidade de recursos financeiros e de tempo.

Relativizar um bom estudo de mercado é um erro que você não pode cometer.

AS FASES EM UM PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Tendo percorrido a primeira fase com seu estudo de mercado em mãos, cabe iniciar os desdobramentos de aprofundamento das melhores estratégias de acesso ao mercado, tendo como ponto de partida a proposta de valor que você levará ao mercado.

Veja a lista de itens que você deve percorrer para que sua empresa percorra um caminho saudável rumo à expansão internacional:

1. Estudo de mercado;

2. Entendimento da proposta de valor que será ofertada;

3. Dimensionamento do mercado destino e estruturação de estratégias;

4. Validação da proposta de valor no mercado destino;

5. Criação da jornada do cliente em Portugal e BM Canvas proposta de valor;

6. BP Financeiro;

7. Planos estratégicos jurídico, marketing e vendas;

8. Acesso ao mercado.

Estes oito pontos acima são um resumo do programa que desenvolvemos chamado Scale Out. Ele com certeza é muito mais denso, mas as fases acima ajudam você a compreender como, na prática, os desdobramentos de uma internacionalização acontecem.

Gosto muito de criar jornadas em vídeo. Desta maneira, veja o material deste link; ele com certeza ajudará você a aprofundar ainda mais este tópico.

UMA BOA FORMAÇÃO EM INTERNACIONALIZAÇÃO PODE FACILITAR SEU CAMINHO

Internacionalização não é pauta das escolas de negócios no Brasil. Esse é um tema que com certeza faz uma falta imensa quando o tema é expandir uma empresa.

Pensando nisso, criamos com a NOVA SBE, uma das instituições mais renomadas quando o assunto é negócios, uma formação completamente sob medida para os empresários brasileiros.

Esta formação se chama Euroconnect. Nosso desafio ao criar uma visão de que internacionalizar é crucial para as empresas expandirem a sua base de clientes, aumentarem a receita, como também diversificarem e fazerem crescer o seu negócio.

Este processo acarreta riscos, tais como as diferenças culturais, conformidade regulatória, flutuações cambiais e instabilidade geopolítica.

A Nova SBE e Atlantic HUB desenharam um roadmap online e presencial para gestores de empresas que pretendam fazer a internacionalização, permitindo, em quatro momentos diferentes, dar respostas aos desafios de internacionalização, customizadas à realidade de cada empresa.

A jornada permitirá ainda apresentar o mercado português como porta de entrada para a Europa, através da lente da Nova SBE, enquanto parceira de excelência académica e facilitadora de relações comerciais com os nossos parceiros corporate.

Ficou curioso para saber mais sobre este programa? Entre em contato conosco e venha saber como você pode fazer parte deste grupo que, além de querer expandir suas empresas, estuda sobre internacionalização e cria conexões de valor.

Percorremos neste artigo uma longa jornada com os pilares sobre internacionalização, suas fases e etapas. Acredito que você compreenda melhor como a internacionalização funciona na prática.

Entender o mercado é o melhor caminho para uma internacionalização com sucesso. Caso sua empresa já esteja em Portugal, veja o programa a seguir.

CONHEÇA NOSSO PROGRAMA DE ACESSO AO MERCADO

A Atlantic Hub criou processos e jornadas que podem contribuir para ajudá-lo a criar o seu mercado em Portugal. Eu convido você a conhecer melhor como podemos ajudá-lo.

O primeiro passo é estudar seu produto ou serviço em Portugal. Para isso, você precisa conhecer o nosso estudo de mercado Market Fit.

O segundo passo é marcar um momento conosco e conversarmos sobre as melhores estratégias para você acessar o mercado. Uma delas é nosso programa de acesso ao mercado. Nele, entendemos a partir do estudo de mercado quais seus pontos fortes e desenhamos uma forma de acesso.

Conexões com leads, desenho da proposta comercial e acompanhamento de campo. Comece hoje mesmo estudando seu mercado conosco e começamos corretamente esta nova fase da sua empresa e da sua vida.

Tenha certeza de que você está com quem conhece a Europa e construiu bases sólidas em Portugal. Nosso time terá o maior prazer em ajudá-lo neste processo.

Forte abraço e deixe seu comentário para nós.

Leia também: COMO PREPARAR A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS

SOBRE O AUTOR

BENÍCIO FILHO

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e Filosofia pela Universidade Dom Bosco. Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups). Sócio fundador da Agência Incandescente e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis, ambos em Portugal. Atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”. Em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.