TENHO CONSCIÊNCIA DO QUE É IMUTÁVEL PARA MIM?

Bem, começo este artigo falando sobre mim, afinal, o autoconhecimento não deve ser ensinado. Deveria ser uma busca contínua de cada um de nós. No entanto, faremos neste artigo um esforço para juntos percorremos um caminho na busca do que é imutável para cada um de nós.

Como disse acima, quero começar fazendo com você algumas reflexões sobre a nossa percepção da imutabilidade. Afinal, existe algo que realmente é imutável?

ONDE ESTÃO AS RESPOSTAS PARA AS NOSSAS DORES E CONFLITOS?

Os grandes filósofos pré-socráticos, ou seja, antes do filósofo maior Sócrates, passaram boa parte das suas vidas falando das observações que faziam da natureza. Para eles, as respostas para as nossas dores e conflitos estavam ali mesmo, ao alcance dos olhos, pois a natureza em suas diversas formas de demonstração da vida e tudo que se relaciona a ela já possibilitaria as respostas que tanto eles almejavam.

Bem, o fato é que eles de certa forma tinham razão. Quando Heráclito percebeu os movimentos das águas em um rio, discursou sua célebre percepção da mudança e proferiu a frase: “Não se pode entrar duas vezes no mesmo rio”, ele já nos relacionava com a grandeza em relação às mudanças.

Vivemos em constante mudança, tudo muda o tempo todo. Mesmo o que acreditamos não mudar sempre pode estar sujeito a uma ação exterior que como consequência trará uma mudança que não controlamos.

Este por sinal é um tópico que falaremos mais adiante. Queremos controlar tudo e todos e, no fundo, nada está ao nosso controle.

A PEDRA AZUL

No estado do Espírito Santo, sendo mais preciso nas serras capixabas (pouco conhecidas da maioria dos brasileiros e que guarda uma maravilha atrás da outra) existe uma pedra conhecida como Pedra Azul.

Estou falando de um monolítico (pedra única) de mais de 50 milhões de anos. Provavelmente ela já estava naquele lugar quando todos os continentes eram integrados (a famosa Pangeia).

Se quiser saber mais sobre a Pedra Azul, clique aqui.

Essa linda pedra, que já visitei e tive a oportunidade de dormir aos pés dela nas lindas pousadas da região, parece aos olhos do viajante ou mesmo dos moradores imutáveis. A ação do vento modela um dos lados da Pedra e ela, ao longo dos milhões de anos, tem ganho um formato que evidencia a ação deste agente incontrolável.

Aquilo que aos meus olhos é imutável está na verdade o tempo todo sendo exposto às ações que podem gerar mudanças. Será mesmo que existe em nós algo que é imutável e que poderíamos escrever em uma pedra?

O QUE É IMUTÁVEL PARA MIM?

Prática nada recomendada, porém utilizada por alguns pais sem que possamos saber ao certo o porquê, dia desses em terapia um casal chegava com uma demanda muito complicada. Pais de um filho adotado, ignoraram contar a verdade à criança ao longo da infância e juventude, e agora o adulto com 21 anos ao saber de tudo, simplesmente foi embora e se revoltou.

Aquilo que parecia imutável para aquele jovem (seu pais biológicos) de um momento para o outro não mais era verdade. Somos seres humanos, a grande verdade é que seja por qual motivo for, muitas das nossas crenças ou experiências são formadas em informações que pouco apego tem com a verdade.

Do conto de fadas fantasioso para nossos filhos dormirem, que dizem os especialistas ser importante para a formação da imaginação a diversas situações que vivemos, crescemos em um ambiente no qual, em muitos casos, não é a verdade o tema central.

Leia também: DO CAOS AO RECOMEÇO: O MEDO DE SER FELIZ

CONTROLE DO FLUXO DA VIDA

Ao dizer que não se pode entrar no mesmo ponto daquele rio, Heráclito nos lembra que a constante da mudança atua como uma forma incontrolável. Simplesmente não é permitido a nós controlar o fluxo da vida.

Não podemos controlar, mas sim direcionar. Não estou dizendo aqui que o famoso ditado popular “empurrar com a barriga” é a saída para tudo. Mas o fato é que, ao nos debruçarmos sobre o que somos e o que queremos, chegamos perto de entender o que realmente importa para cada um de nós.

O que importa a você é diferente do que importa para mim. E, para você, algumas coisas são imutáveis. Tomo café sem açúcar porque não aprendi a comer doce. Com um irmão diabético desde bebê, meus pais retiraram da nossa alimentação o açúcar. Para mim, tomar café sem açúcar é algo imutável.

A questão reside sobre o seguinte ponto: aquele jovem que tinha para si que seus pais eram mesmo seus pais biológicos, tinha dentro dele que era imutável este ponto. Quando caiu por terra aquela verdade que ele tinha declarado, desmontou seu mundo.

Quando uma perda expõe uma grande ruptura em nossas vidas, estamos diante de mudanças que em nossa consciência nunca achamos que poderiam passar. Por mais que nosso inconsciente traga como relances grandes cataclismas ou confusões, ficam aqui os sonhos de papel fundamental e teimamos em não acreditar que algo pode acontecer.

O AMOR É IMUTÁVEL, MAS SERÁ QUE APRENDEMOS A AMAR?

O amor é imutável. Sim, quando ouço que amor e ódio moram perto sempre respondo que na verdade nunca houve amor. A questão é que não existe escola para aprender a amar.

Para amar alguém primeiro eu preciso amar a mim mesmo. Como me relaciono com meus sentimentos? Reconheço meus valores e minhas habilidades? Tenho orgulho de mim mesmo?

Não é fácil responder a estas questões, afinal como disse não existe escola para ensinar o amor. Recentemente, escrevi um artigo sobre ter consciência e orgulho do conhecimento que temos, vale a pena sua leitura também. Confira aqui.

BUSCA PELO AMOR-PRÓPRIO

Quando começamos a compreender o quanto temos de valor, começamos a reconhecer o quanto somos importantes e únicos. À medida que cresce esta nossa percepção, cresce nosso amor-próprio. Quem se ama pode amar o outro.

Amar é experiência. Não se pode aprender na teoria a amar, apenas amando conhecemos o amor. Confesso que já vi muitas pessoas perdidas sem saber o que é amar. Mas também confesso que neste encontro consigo mesmo, existe uma beleza que apenas o amor verdadeiro pode explicar.

Gosto de dizer que na busca pelo meu amor-próprio, acabo encontrando o outro. Somos seres relacionais e não ilhas. É na compreensão do meu amor-próprio que encontro o outro, assim amando a mim consigo amar quem está ao meu redor.

Aquele jovem que havia sumido, bem ele voltou de onde estava um mês depois e reconheceu a imutabilidade do amor daqueles pais. Ele perdoou, falando sobre o perdão cabe outro texto imenso.

Na terapia, eles se encontraram e caminharam juntos. Afinal onde existe amor verdadeiro, existe algo que não muda. Podem se passar 50 milhões de anos, pois será apenas o amor o que irá permanecer.

Abraço forte querido leitor.

SOBRE O AUTOR

Benício Filho

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.

Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio-fundador da Agência Incandescente, sócio-fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).

Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.

Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.