MARCOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

O ano de 2015 até parece distante de nós, mas imagine o que são apenas seis anos para poder contar realmente com uma lei que ampara os direitos de quase 30% dos brasileiros segundo algumas pesquisas?

Sim, estamos falando de quase 30% da população com alguma deficiência. Claro, que este contingente não está todo envolvido na dinâmica escolar, mas o Marco Legal da Educação Especial vem justamente para dar condições para que todos aqueles que estejam no ambiente escolar tenham seu direito assegurado.

Mas o Estatuto da Pessoa com Deficiência não aborda apenas as questões educacionais. Ele perpassa a vida por completo da pessoa com deficiência.

Do direito à vida ao acesso a programas de saúde, educação, moradia e trabalho, o estatuto com força de lei promulgada pela presidência da república organiza e cria condições para que realmente a pessoa com deficiência seja tratada com dignidade e respeito.

DO DIREITO À EDUCAÇÃO

No que tange à educação, artigo 27, deixa clara as novas e regulamentares leis e dispositivos que precisaram ser observados desde a sua promulgação.

O Estado em seu dever precisa desenvolver e implementar políticas públicas para que o estatuto seja realmente uma realidade.

Mas apesar da ação do Estado, novas regras tais como acessibilidade, aprimoramento dos sistemas educacionais, projetos políticos pedagógicos e oferta de educação em Libras desde sua promulgação tornaram-se importantes pontos nos projetos e nas discussões dos meios corporativos e demais agentes do país.

Leia também: EDUCAÇÃO E FEDERALISMO NO BRASIL

MINHA HISTÓRIA COM A DISLEXIA

Seria possível escrever um livro sobretudo que já vivenciei sendo disléxico. Mas fazendo de uma longa história um curto momento, aos 25 anos na Associação Brasileira de Dislexia tive o que para mim, confortaria todas as dificuldades de anos em escolas tradicionais.

Minha dislexia era extremamente severa, mas com todas as restrições de acesso aos meios que facilitasse minha vida no meio acadêmico eu já estava em uma boa parte criando caminhos para poder continuar.

Se na alfabetização eu literalmente apanhava dos meus pais e da professora por não entender nada daquilo, aos poucos e com muita resiliência fui vencendo as etapas e cursei durante a vida duas universidades, três pós-graduações e hoje faço um Mestrado em Educação na Universidade Metodista de SP.

Sim, os desafios forjaram o que sou, pois, nunca me acomodei e fiquei chorando pelas dificuldades que tinha. Mas reconheço que muitos como eu, não têm a mesma estrutura familiar e se perdem pelas dificuldades no mundo.

O que temos com o Estatuto é a restauração da dignidade. Que possamos a cada dia ver o Estatuto implementado e os Marcos Legais da Educação serem respeitados promovendo assim o acesso e a efetiva melhora da qualidade e da consciência. 

AUTORES:

BENÍCIO FILHO

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.

Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).

Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.

Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.

Share This