Um segmento apenas pode ser definido como bom quando ele apresenta indicadores de crescimento positivos, resultado financeiro favorável, ou seja, dinheiro em caixa e ainda boas perspectivas para os anos seguintes.
Alguns estudos que realizamos, apesar de apresentarem bons números quanto ao crescimento e tendência de consumo, ao nos deparamos com o resultado financeiro destes segmentos ficamos muito assustados.
São mercados em crescimento, mas quem está atuando neste momento tem conseguido no máximo pagar suas contas. Veja, em um cenário de dificuldades, não vale a pena entrar em um segmento que já está em apuros.
Esse é com certeza um dos pontos mais sensíveis quando o assunto é internacionalizar. Vejo isso quase todos os dias, a pessoa que resolve internacionalizar quase sempre tem um projeto de vida em Portugal.
Quer morar por lá, levar sua família, oferecer educação de qualidade para as crianças, ter acesso a saúde pública e ainda viver com mais segurança.
Soma-se a tudo isso a diferença em morar em um país de primeiro mundo onde boa parte dos problemas já foram equalizados.
Estudamos mercados e empresas todos os dias, desta maneira e com base nos estudos que já fizemos, elaborei este artigo com os segmentos mais interessantes para você internacionalizar sua empresa.
Venha comigo, existe muita oportunidade para você. Claro que o planejamento sempre deve fazer parte. Leia com atenção, deixe seu comentário e agende um momento caso seja do seu interesse entender melhor como podemos ajudá-lo.
Os segmentos a seguir não totalizam todas as oportunidades, mas são, sem dúvida nenhuma, uma boa mostra do que te espera.
Caso seu segmento não esteja compreendido neste artigo, marque um momento conosco para estudarmos ele com mais atenção.
TURISMO E ENTRETENIMENTO
O segmento de turismo e entretenimento sofreu o maior tombo da história em função da pandemia. Empresas demitiram, quebraram ou simplesmente pararam de operar.
Porém, antes da pandemia, Portugal se destacava como uma das capitais europeias mais dinâmicas e ativas quando o assunto eram festivais, shows, eventos ou mesmo os ativos turísticos como museus e castelos, que tanto atraem turistas.
Com o fim da pandemia, em poucos meses estamos assistindo a um crescimento do turismo e do números de eventos que já superam os números de antes da pandemia.
As pessoas realmente não suportavam mais ficar em casa. A retomada é incrível, chegando a faltar passagens e esgotar shows e eventos em poucas horas.
Em 2023, teremos ainda a Jornada Mundial da Juventude promovida pela Igreja Católica. É provável que durante a jornada, que acontece em agosto, todos os números de turistas sejam batidos.
Este é um segmento que vale a pena investir e internacionalizar. Eventos, Shows, Equipes de produção, e tudo relacionado a este mundo está em pleno crescimento.
BARES E RESTAURANTES
Andando por Lisboa e demais cidades de Portugal você dificilmente ficará sem passar por um restaurante por mais de dez minutos.
A quantidade de bares, pastelarias e restaurantes é enorme. Como pode um segmento estabelecido como esse ainda reservar oportunidade?
A mudança de cenários responde a esta pergunta. Apenas de imigrantes brasileiros existem hoje em Portugal mais de 300.000 mil. Somos a maior comunidade de estrangeiros. Mas não somos os únicos.
Ucraniamos, Russos, Ingleses, Americanos, Africanos, Imigrantes da Ásia, ou seja, hoje em Portugal existe um cenário incrível de imigração.
Por outro lado, o segmento de turismo e entretenimento está a todo vapor. Com tudo isso somado, oportunidades nos mais diversos modelos de restaurantes e afins existem e isso não resta dúvidas.
O ponto central é como diferenciar-se de tudo isso tendo público, identidade e preço. Se seu desejo é abrir uma empresa neste segmento, nos da Atlantic Hub, podemos ajudá-lo.
FACILITIES E SERVIÇOS EM GERAL
Terceirização de serviços não é novidade no Brasil. Mas muitos dos serviços que terceirizamos no Brasil ainda são novidade em Portugal.
De manutenções prediais a serviços de babá e limpeza em geral muitas oportunidades existem. Um cuidado neste segmento são os contratos de trabalho.
Apoio jurídico é essencial, mas sendo feito da maneira correta em quase todos os lados nos deparamos com oportunidades muito boas.
Apenas neste ano fizemos dez estudos para internacionalizar empresas brasileiras do setor. Temos condições de ajudá-lo em todas as fases.
CONSTRUÇÃO CIVIL
O boom imobiliário e a valorização dos imóveis têm aquecido este segmento há pelo menos cinco anos. Não existe no horizonte nenhum sinal que isso irá reduzir, pelo contrário apenas aumentar.
Hoje em Portugal faltam mais de 200.00 mil imóveis. A pressão de investidores por imóveis tem feito os valores aumentarem e novas construções e reformas são boas oportunidades.
A mão de obra é o desafio, mas esse também pode ser um campo onde empresas que auxiliem a entrada de profissionais, treinando-os e dando suporte a eles pode representar uma mudança no quadro atual.
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Fábricas de softwares há tempos internacionalizam suas empresas para Portugal. Há quase sete anos, atuamos internacionalizando empresas deste ramo.
As chamadas softwares houses olham o mercado de Portugal como atraente para reter colaboradores ou ainda para empregar os chamados nômades digitais.
Fato é que estamos diante de um segmento que de longe não deve reduzir a demanda nas próximas décadas.
Se a sua empresa é deste segmento, temos expertise especial para criar diferenciais no seu negócio. Marque um momento conosco e falamos sobre seu projeto.
EMPRESAS DE TECNOLOGIA
Como as empresas de desenvolvimento, as aplicações com forte dose de tecnologia da informação podem ter boas oportunidades em Portugal.
Ponto relevante é que se sua empresa tem uma solução tecnológica baseada em um sistema que quer validar o B2B no mercado internacional, Portugal é este país.
A etapa seguinte é a entrada na Europa onde você poderá expandir e ainda ter acesso a mais de 450 milhões de consumidores com alto poder aquisitivo.
Cada dia percebo mais como os sistemas desenvolvidos no Brasil tem seu espaço em Portugal quando fazem uma entrada no mercado corretamente.
AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE
Este é sem dúvida um segmento de atuação que temos pioneirismo. Internacionalizar a primeira agência em nosso primeiro ano de atuação em Portugal.
O marketing digital em Portugal, e no restante da Europa, é sensivelmente diferente do Brasil. Nossas agências são reconhecidas pela criatividade e inovação.
Campanhas, gestão do digital ou ainda desenvolvimento completo são algumas das possibilidades. Tendo consciência que o digital pela Europa está alguns anos de distância do Brasil, podemos ter muito sucesso em projetos deste setor.
COACHING E TREINAMENTOS
No Brasil, vivenciamos a banalização dos coachings. Quase todo profissional liberal virou coaching. Em um recente estudo que fizemos, mais da metade dos entrevistados disse que acredita precisar de coaching ou mentor para ampliar sua visão de mundo.
Este mercado é muito respeitado em Portugal. Profissionais sérios têm boas perspectivas por aqui. Em relação aos treinamentos, os portugueses valorizam muito os treinamentos livres.
Bons treinamentos, feitos seguindo as dinâmicas culturais, podem decolar rapidamente em Portugal.
Internacionalizamos uma dezena de empresas deste segmento. Marque um momento conosco e venha entender como podemos avançar.
COMECE FAZENDO UM ESTUDO DE MERCADO
São muitas as possibilidades. Começar pelo passo certo é o ideal. Um estudo de mercado que aponte as fortalezas e desafios direciona você e amplia sua visão.
Minha dica é fazer o Market Fit. Nele, estudaremos seu segmento para podermos construir um caminho seguro e com o menor risco.
Veja quais pontos estudamos do seu negócio:
> Avaliação do ecossistema: O que poderia barrar a sua empresa fora do país? Qual o nível de agressividade da concorrência? Quão competitivo é o mercado lá fora?
> Análise da concorrência: É importante analisar de forma completa quem são os concorrentes, o que eles oferecem, qual preço eles cobram, onde estão localizados, entre vários outros fatores;
> Avaliação do mercado: Aqui o foco vai para o cliente. Entender melhor sobre as necessidades deles (pensando que agora falamos de um país estrangeiro), segmentar esse público, tendências de consumo, etc.;
> Análise do setor: Tão importante quanto os itens citados acima, aqui a pesquisa foca em avaliar e comparar outras empresas do mesmo setor;
> Análise SWOT: Você já deve ter ouvido falar em análise SWOT e, enfim, chegou a hora de analisar os pontos fortes e fracos, traçar os fatores internos e externos do seu negócio – mas agora, fora do Brasil;
> Linhas de Financiamento: Aqui, há uma avaliação que pode facilitar ainda todo esse projeto, que é a possibilidade de acesso a linhas de financiamento de Portugal.
E NOS PRÓXIMOS ANOS? QUAIS SETORES DESPONTAM COMO OPORTUNIDADES
Depois de percorrer todos os segmentos acima, fica mais fácil compreender quais segmentos nos próximos anos continuarão a crescer.
Sem dúvida nenhuma, tecnologia, bares e restaurantes, turismo, construção civil, serviços em geral representam boas oportunidades hoje e nos próximos anos.
Mais do que indicadores, uma empresa para prosperar precisa ter diferenciais. Neste ponto nós também podemos ajudá-lo.
Internacionalizar é inovar. Marque um momento conosco para começarmos hoje esta nova fase da sua vida e da sua empresa.
COMECE AGORA! INTERNACIONALIZE SUA EMPRESA
Sua empresa pode ter sucesso em Portugal. Como você percebeu ao longo deste artigo, você precisa estar atento a alguns pontos essenciais para que seu negócio tenha o caminho correto percorrido e não esbarre em desafios criados por falta de planejamento.
Conte com a Atlantic Hub e comece hoje mesmo sua jornada em Portugal. Afinal, sua empresa pode sim ter sucesso em Portugal.
Forte abraço e até a próxima.
Leia também: O CAMINHO DE SUCESSO PARA SUA INTERNACIONALIZAÇÃO PARA PORTUGAL
SOBRE O AUTOR
Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e Filosofia pela Universidade Dom Bosco. Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups). Sócio fundador da Agência Black Beans e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis ambos em Portugal. Atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”. Em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.