OEIRAS VALLEY: UM ECOSSISTEMA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Quando pensamos em Portugal, logo vem à nossa mente Lisboa ou Porto. As duas grandes cidades concentram boa parte da população e até mesmo oportunidades. Mas algumas outras regiões são pouco conhecidas por boa parte dos brasileiros, e dentro de Portugal também existem muitas pessoas que não conhecem o potencial de diversas regiões deste país.

Será mesmo que apenas estas duas cidades representam as oportunidades que existem em Portugal, ou deveríamos fazer um exercício maior de enxergar além destes dois polos?

A resposta é que sim, devemos ir além. Recentemente, estive em Portugal, percorrendo quase todas as regiões em duas imersões diferentes. Uma voltada ao agronegócio e outra mais voltada à tecnologia.

Partindo desta perspectiva, gostaria de apresentar a você Oeiras. Esta cidade está localizada na região metropolitana de Lisboa. Com pouco mais de 45 km e perto dos 170 mil habitantes, esta localidade concentra quase 20% do PIB de Portugal.

Neste artigo, tenho como pretensão ampliar sua visão sobre as cidades de Portugal bem além de Lisboa e Porto.

OEIRAS, A CIDADE QUE ACOLHE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA

Para começar, o nome Oeiras foi modificado para homenagear o Conde de Oeiras, que seria o futuro Marquês de Pombal, o todo-poderoso ministro da corte portuguesa do Rei D. José.

Sobre isso, fica já a dica para visitar a vinícola do Marquês de Pombal em Oeiras, que é uma empresa pública e produz o maravilhoso vinho licoroso de Carcavelos.

Oeiras é já hoje a cidade que acolhe muitas empresas de base tecnológica, sediadas um pouco por todo o concelho e, particularmente, nos parques empresariais Tagus Park, Quinta da Fonte, Lagoas Park, entre outros.

Podemos dizer que hoje, Oeiras é a sede de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento das maiores empresas instaladas em Portugal. A infraestrutura pode ser definida como de excelência, onde se destacam os diversos parques empresariais, científicos e tecnológicos do concelho.

Grandes e importantes instituições governamentais também estão em Oeiras, o que facilita o acesso e a regulamentação de serviços e produtos. Como exemplo, podemos citar o ITQB, IBET, INIAV e o Instituto Gulbenkian de Ciência.

Se, por um lado, as empresas têm escolhido Oeiras, a formação da mão de obra também não poderia ficar para trás. A lista das instituições de ensino é enorme. Desta maneira, tanto a formação de pessoas como oportunidades de trabalho caminham juntas em Oeiras.

Algumas instituições que estão presentes no concelho de Oeiras

Universidade Nova de Lisboa – Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier

Universidade de Lisboa – Faculdade de Motricidade Humana

Universidade de Lisboa – Instituto Superior Técnico (Taguspark)

Escola Superior Náutica Infante D. Henrique

Atlântica – Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenharia

Escola Superior de Saúde Atlântica, Academia de Comunicações e Informação da NATO.

Alguns dados quanto à excelência na educação em Oeiras também merecem destaque.

O percentual médio da população com formação superior encontra-se muito acima da média nacional e da Área Metropolitana de Lisboa.

Em 2017, 22% dos alunos matriculados nos estabelecimentos do Ensino Superior localizados no município de Oeiras frequentavam o Mestrado e 6,6% o Doutoramento.

Em 2018, entre os alunos no Ensino Secundário das escolas de Oeiras que realizaram exames nacionais, 168 tiveram 19 ou mais valores, metade dos quais em Matemática e Ciências.

O gráfico abaixo ilustra a formação de Oeiras com destaque em comparação com Lisboa ou mesmo em relação ao restante do país. Mão de obra qualificada sempre é um desafio. Em Oeiras, este tema é bastante relevante e estratégico.

TRABALHAR, INVESTIR E MORAR EM OEIRAS

Acredito que você já percebeu que investir em Oeiras é um bom negócio. Instalar sua empresa também deve ser considerado em seu plano de internacionalização tendo esta cidade como destino final.

Mas será que morar em Oeiras é um bom negócio? Veja alguns dados para ajudá-lo nesta decisão:

Qualidade de vida está aliada ao poder de compra. Em Oeiras, este índice para os cidadãos que vivem lá está 56,53 pontos acima da média nacional. Área verde urbana correspondente a 15% da área do Concelho. Qualidade de vida necessita de áreas verdes e isso você encontrará em Oeiras.

Condições únicas para atividades desportivas e desportos náuticos, dinâmica cultural de referência e oferta de serviços de saúde como prioridade do concelho.

Quanto à segurança, Oeiras se destaca como um dos mais seguros de Portugal. Em 2018, a taxa de criminalidade, em Oeiras, era de 24,6‰, data em que a AML registrava 38‰ e Portugal 32,4‰

Fonte: INE/Direção Geral da Política de Justiça.

Em Oeiras é possível morar em bairros que lembram as cidades do interior do Brasil, mas com a infraestrutura de primeiro mundo e acesso a tudo que você pode imaginar.

Já pensou em morar em Oeiras?

CONHEÇA NOSSO PROGRAMA DE ACESSO AO MERCADO

Não tenho dúvidas de que Oeiras deve estar em seu radar. Internacionalizar deveria ser a palavra do momento para todo empresário brasileiro.

Começar sempre é o mais complicado, uma vez que exige planejamento. O que acha de ajudarmos você nesta jornada? Nós estamos em Oeiras e queremos estar com você nesta nova fase da sua vida.

A Atlantic Hub criou processos e jornadas que podem contribuir para ajudá-lo a criar seu mercado em Portugal. Eu convido você a conhecer melhor como podemos ajudá-lo.

O primeiro passo é estudar seu produto ou serviço em Portugal. Para isso, você precisa conhecer o nosso estudo de mercado Market Fit. O segundo passo é marcar um momento conosco e conversarmos sobre as melhores estratégias para você acessar o mercado.

Comece hoje mesmo estudando seu mercado conosco e começamos corretamente esta nova fase da sua empresa e da sua vida.

Tenha certeza de que você está com quem conhece a Europa e construiu bases sólidas em Portugal. Nosso time terá o maior prazer em ajudá-lo neste processo.

Forte abraço e deixe seu comentário para nós.

Leia também: POR QUE PORTUGAL TEM UM DOS MELHORES ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO DO MUNDO?

SOBRE O AUTOR

BENÍCIO FILHO

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e Filosofia pela Universidade Dom Bosco. Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups). Sócio fundador da Agência Incandescente e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis, ambos em Portugal. Atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”. Em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.