O ATLANTIC STATION ESTÁ NA REDE NACIONAL DE INCUBADORAS EM PORTUGAL

O Atlantic Station consolida-se como o ponto de partida para as empresas brasileiras na Europa. Com área física para a instalação da sua empresa ele pode tanto auxiliá-lo com a definição física da sua instalação como também virtual.

Mas bem além disso, somos na verdade um apoio estratégico para suas operações. Tendo toda a jornada dos programas de internacionalização da Atlantic Hub, nossa casa o Atlantic Station hoje também desponta como uma Incubadora da Rede Nacional de Incubadoras de Portugal.

Confesso que temos muito orgulho de chegar neste momento e poder dizer que estamos na maior rede de apoio a empresas de base tecnológica de Portugal.

O RNI como assim é conhecido reúne as principais incubadoras de empresas de Portugal. Não foi uma jornada fácil conseguir esta homologação.

Visitas, documentos, análises de programas muito foi construído para termos o selo do RNI. Neste artigo aprofundo com você o que de fato você empresário brasileiro que quer internacionalizar ganha com esta conquista da Atlantic Hub.

O QUE É A REDE NACIONAL DE INCUBADORAS – RNI

Em 2016, como parte do programa de incentivo ao empreendedorismo com base tecnológica, o governo de Portugal criou a RNI para organizar as incubadoras no país.

Este projeto foi um dos principais alicerces do programa da Startup Portugal. A partir da rede, o governo definiu como um dos objetivos que as incubadoras se transformassem em agentes para a expansão das Startups e empresas Scale Ups.

Assim nasce a Rede Nacional de Incubadoras com o objetivo de identificar, mapear e interligar as incubadoras e aceleradoras existentes no País, criadas por iniciativa de universidades, polos científicos e tecnológicos, autarquias, empresas privadas ou entidades estrangeiras.

Com a rede de incubadoras criada, a ideia é que muitas das competências que hoje são da administração central, do Iapmei e da Portugal Ventures, passem a ser atribuídas às próprias incubadoras.

Assim, questões relacionadas com a validação de vouchers de incubação ou dos vouchers startups, uma das medidas anunciadas na estratégia, serão da responsabilidade das incubadoras, assim como todas as questões relacionadas a programas de apoio a empreendedorismo com base tecnológica.

A RNI, visa também identificar e suprir lacunas ao nível regional e setorial como também promover a cooperação e partilha de recursos físicos e de know-how, de redes de mentores e investidores.

Promover a formação dos seus gestores, a profissionalização dos serviços oferecidos a empreendedores e empresas incubadas e um aumento da competitividade das incubadoras portuguesas, ao nível nacional e internacional.

Desta maneira o maior desejo da RNI é colocar as incubadoras e aceleradoras num papel central do ecossistema de empreendedorismo.

Leia também: IGNITION – IMERSÃO PORTUGUESA NO BRASIL

O ATLANTIC STATION FAZ PARTE DA REDE NACIONAL DE INCUBADORAS

Seu ponto de chegada em Portugal é o Atlantic Station. Espaço físico, empresa virtual, inteligência de negócio e estratégia.

Nossos seis anos de experiência em Portugal construíram em conjunto com o Grupo Martinhal este importante ponto de apoio às empresas brasileiras em Portugal.

Como dizemos, de Portugal para o mundo. Sendo agora uma das incubadoras homologadas pelo RNI você poderá desenvolver ainda mais seu projeto em Portugal.

Programas de aceleração, apoio e projeto de incentivo financeiro fazem parte do escopo que hoje o Atlantic Station oferece às empresas incubadas em nossa base.

Você pode começar agora mesmo a fazer parte desta rede. Estando em Portugal, passe em nossa base e conheça nossa estrutura.

O Atlantic Station será com certeza seu ponto de partida para seu projeto de internacionalização. 

Forte abraço! 

AUTOR:

BENÍCIO FILHO

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.

Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).

Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.

Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.