SELEÇÃO DE STARTUPS CORE ANGELS

Investimento em startups tem sido um tema que a cada dia percebo mais interesse por parte de empresários que querem investir como também de empreendedores que desejam receber investimento em suas empresas.

Neste artigo, quero falar para você como funciona o processo de seleção de startups da Core Angels Atlantic. A Core Angels nasce da inteligência e networking da Atlantic Hub e da experiência neste segmento da Rede Network.

A junção destas duas empresas inaugura no investimento em startups de Portugal uma nova vertente. Investir em startups brasileiras com produto ou serviço para o mundo.

Quando falamos em startups e fundos de investimentos duas coisas não podemos tirar do radar. Primeiro é por que investir em startups e segundo qual a tese de investimento do fundo que se pretende investir ou buscar investimento.

POR QUE INVESTIMOS EM STARTUPS

Investir em startups é acima de tudo acreditar no ser humano. Quem investe em startups tem um propósito claro. Investir em pessoas que através dos seus modelos de negócios inovadores podem construir empresas que ajudem de fato a melhorar o mundo.

Parece utópico, mas não é. Em países como Portugal, o investimento anjo tem muito mais que o objetivo de gerar retorno financeiro, ele é uma excelente opção para muitos empresários ajudarem de verdade empreendedores com a experiência deles.

Este, inclusive, é um dos principais ativos que atraem empresários a investirem neste universo. Hoje na Core Angels, temos mais de vinte investidores que contribuem com  a experiência deles auxiliando os empresários brasileiros a entrarem com suas startups no mundo.

Em uma visão possível de um futuro onde atenderemos muita coisa que estamos vivendo em tempos de pandemia, acreditamos que empresários que se tornam investidores anjos podem com certeza ajudar a humanidade a sair do caos que entramos enquanto seres humanos.

Acredito que tenha ficado claro porque somos investidores anjos e porque você precisa fazer parte deste movimento.

Quero agora explicar como é nossa tese de investimento. Esse ponto tanto é sensível para quem quer investir como para quem quer ser investido por nós. Vamos a ele.

NOSSA TESE DE INVESTIMENTO: ACREDITAMOS NO DNA DO BRASIL

Quando logo no começo, isso há três anos, começamos a pensar em criar uma vertical exclusiva para o Brasil e imaginamos na ocasião a Core Angels Atlantic, refletimos o seguinte.

Quem está investindo em startups brasileiras que querem internacionalizar? Bem, apenas achamos dois grandes fundos, mas sem muito foco em internacionalização. Esse investimento era consequência, não tese.

Eu já conhecia bem o ecossistema brasileiro de startups e fui um dos motivadores para despertar nos portugueses esta oportunidade que existia.

Começamos assim a pensar como poderíamos ocupar este posto, mas sabíamos que tínhamos que ser desbravadores.

Assim, pensamos em não restringir nossa tese, mas defini-la de forma clara.

Nossa tese então ficou da seguinte forma: “Investimos em startups brasileiras com produto ou serviço validado para o mundo estando faturando a mais de doze meses”.

Desta maneira, começamos a analisar os diversos hubs no Brasil a procura de startups que tivessem aderência a nossa tese.

Qual foi nossa maior surpresa? Bem, falar em internacionalizar em um país gigantesco como o Brasil é desafiador. O empreender não tem como objetivo no curto prazo pensar em levar sua empresa para outros países.

Assim, começamos nossa hercúlea missão de abrir os olhos destes empreendedores e evangelizar literalmente o mercado.

Leia também: O CAMINHO DE SUCESSO PARA SUA INTERNACIONALIZAÇÃO PARA PORTUGAL

SELECIONANDO STARTUPS PARA INTERNACIONALIZAR

Para quem deseja receber investimento da Core Angels o primeiro passo é realmente validar se seu produto ou serviço tem sentido fora do Brasil.

Saiba que para definir este ponto esqueça as tais viagens de negócios. Cansei de ver empresários gastando fortuna fazendo viagens que nada acrescentaram em sua vida.

Validar um produto ou serviço fora do Brasil não é fácil. Se você está neste momento, saiba que podemos ajudá-lo. Acreditamos que Portugal é apenas a porta de entrada para o mundo. Porém, essa é nossa tese metodológica.

Se quiser saber mais como validar seu produto ou serviço no mundo, vale a pena ler mais sobre o Market Fit.

Caso sua startup já tenha um modelo validado e você queira mesmo submeter seu modelo de negócio para nós, basta colocar seu pitch deck na plataforma Gust e sinalizar Core Angels Atlantic que receberemos seu material e faremos uma análise.

O volume de projetos que recebemos é bem grande, mas a cada quarenta startups analisadas apenas duas realmente podem ser levadas para o comitê de investimento.

Neste processo de seleção, os devidamente validados passam por alguns encontros com nosso responsável antes de fazerem suas apresentações aos investidores.

Se ao chegar até aqui você já está convencido de que quer submeter sua startup ao nosso comitê, vale ler estas dicas que vou colocar.

ESTEJA PRONTO PARA O COMITÊ DE INVESTIMENTO

Não releve a complexidade em internacionalizar. Você já sabe que acreditamos que este caminho deve ser feito por Portugal. Mas não se iluda, Portugal não é fácil.

Subestimar os desafios normalmente levam projetos a fracassos enormes. Desta forma, apresente aos investidores um plano consistente de internacionalização.

Seu modelo de negócio não deve ser modismo, mas sim resolver problemas essenciais das pessoas. Gere valor e demonstre como irá render múltiplos aos investidores.

Demostre que seu modelo de negócios faz parte da sua vida. Seu time precisa estar alinhado na apresentação e ser complementar. Empresa de um homem só não é empresa, é prisão.

Explane seu plano de expansão e estudo antecipadamente como os anjos investidores que fazem parte da Core Angels Atlantic poderão ser essenciais neste processo.

Em Portugal o inglês é a língua dos empreendedores, você está preparado para isso? Acredite no seu modelo de negócios e sua capacidade, mas não tenha arrogância. Esteja aberto às críticas.

O aporte que irá receber será para escalar sua startup para o mundo. Tenha na ponta da língua a resposta à seguinte pergunta:

Até que ponto o capital aportado em você irá levar sua empresa?

Mostre, demonstre números e responda a tudo.

CORE ANGELS ATLANTIC: A PORTA DE ENTRADA DA SUA STARTUP PARA O MUNDO

Acredite, temos startups no Brasil incríveis para o mundo. Temos dia após dia visto este número aumentar. Leia este artigo novamente e esteja preparado.

Submeta seu projeto e venha conosco nesta jornada.

Para você que tem interesse em investir, assista este evento que recentemente fiz com dois grandes investidores em startups. Nosso Core Angels Atlantic Talks foi especialmente criado para levar mais informações para o público interessado.

Se quiser entender melhor nosso modelo, nossa tese e fazer parte do nosso time, conte comigo. Agende um momento comigo, será um prazer conversarmos sobre o universo do investimento em startups. 

SOBRE O AUTOR

Benício Filho

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.

Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio-fundador da Agência Incandescente, sócio-fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).

Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.

Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.

Share This