GERANDO NOVAS CONEXÕES EM UM NOVO ANO – BNI

Converso com pessoas novas com muita frequência. Em uma análise bem simplista são pelo menos duas pessoas por dia. Este numero sobe para dez ou até vinte nos dias em que estou palestrando. Conversar significa que houve algo além da troca de cumprimentos, cartões ou apresentações superficiais. Não restam dúvidas de que boa parte das oportunidades apresentadas a mim são derivadas destas novas conexões.

Começo este artigo justamente falando destes encontros para provocar você a refletir comigo sobre como tem pensado em suas ações diariamente. Não é simples estar com tantas pessoas novas rotineiramente. Uma nova conexão, para que realmente seja algo bom e produtivo, necessita de atenção, dedicação e ainda um processo que chamo de retroalimentação.

Uma planta não cresce sem que tenha os elementos básicos (terra, água e luz) e nas relações humanas a regra é a mesma. Uma nova conexão precisa ter sentido, caso contrário rapidamente se perderá. Gostaria de compartilhar com vocês uma jornada interessante da minha vida, particularmente vivida nos últimos seis anos.

NO BNI ESTAMOS CONECTADOS A UMA REDE GLOBAL

Há seis anos conheci um movimento de empresários que se reúnem semanalmente para trocar referências de negócios, experiências e muitas outras práticas de networking. Este movimento é o BNI (Business Network International, fundado há 38 anos nos EUA www.bniabc.com.br). A partir destes encontros semanais, consegui entender o que realmente era conhecer novas pessoas e, muito mais que conhecer, ajuda-las e também ser ajudado por elas.

Tais novas conexões, quando nascidas destes pilares, têm a capacidade de serem transformadoras. Nos grupos do BNI as reuniões semanais são organizadas com uma didática e liturgia próprias. Quando esta metodologia é internalizada e, por consequência, vivida, transformam-se exponencialmente os resultados destas novas conexões.

FUNDEI JUNTO COM OUTROS EMPRESÁRIOS NO ABC O BNI DINÂMICO

Participo de um destes grupos do BNI no ABC desde a sua fundação. Se inicialmente meu interesse era gerar novos negócios para minha empresa de TI, fui percebendo ao longo dos anos que poderia ir muito mais além. Comecei a prestar muita atenção nos empresários que participavam do meu grupo, bem como dos outros dez grupos existentes apenas no ABC Paulista.

Estrategicamente fui inserindo alguns destes empresários no meu universo de empreendedorismo os ajudando a perceber quantas oportunidades existem quando conectamos tecnologia, tendências e o modelo de Startups.  O entendimento destes novos empresários diante deste universo apresentado a eles dependia basicamente do esforço de cada um, de sua dedicação individual.

A jornada com estes empresários foi longa, porém muito gloriosa. Há dez dias, em um encontro em uma das minhas empresas, celebramos nosso universo de novos negócios. Seis novas empresas com vinte e um sócios. Este é o resultado deste movimento iniciado há seis anos. Como você tem tratado suas novas conexões dia após dia? 2018 está a sua porta.

Saiba que nada será fácil caso continue aplicando as mesmas fórmulas para os problemas existentes. Reative contatos importantes que deixou para trás, conheça pessoas de setores diferentes do seu, faça amizades sem interesse e realmente se importe por novas pessoas que se apresentarem em sua vida. Quantas vezes as respostas para grandes questões que temos que resolver estão mais perto do que imaginamos. Defina como meta para o ano que se aproxima conhecer duas novas pessoas por semana, este será com certeza um ótimo início de ciclo para você.

Forte abraço e até 2019!

Nota do autor: Tenho ministrado no BNI Nacional mentorias sobre como você pode utilizar o BNI como propulsor de novos negócios. Abaixo, coloque duas destas mentorias. Para ter acesso as demais, entre no canal do BNI ABC no Youtube.

https://www.youtube.com/watch?v=1zhfg3k_fVU

https://www.youtube.com/watch?v=7XUAQbLjgWg

Sobre o autor,

Benício Filho.

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela UNIFESP em Neurologia Oftalmológica na área de Empreendedorismo e pós graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 300 eventos (número atualizado em dezembro de 2019). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul) bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.