VIVEMOS A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL OU A TRANSFORMAÇÃO DO HOMEM?

Momento especial da história da humanidade e vocês já me ouviram falar sobre isso. Dizer que vivemos em uma época de transformação digital e que tudo ao nosso redor está conectado a tecnologia também não é uma grande novidade mais. A questão que reflito aqui é mais profunda. Tal transformação que estamos presenciando será que realmente é um advento da tecnologia?

Bem, acredito que ela seja um elemento importante, porém isoladamente ela não trás nada de avanços para nós como seres humanos.

Sim, caro leitor é isso mesmo que está lendo. Transformação digital apenas é possível pois o ser humano hoje presente neste momento da nossa existência já foi transformado a algum tempo. Vivemos nas últimas décadas uma enorme libertação em todos os sentidos.

O mundo respira por seu maior momento de paz, conquistas de liberdades individuais e novos e dinâmicos modelos de arranjos da sociedade. Por outro lado nos aglomeramos em enormes massas humanas (As Cidades) como nunca fizemos. Hoje, vivemos muito mais perto do que já conseguimos. Pouca gente no campo e todos juntos nas megalópoles.

A TRANSFORMAÇÃO DO HOMEM PASSA PELA COMUNICAÇÃO

A transformação do homem que vivemos hoje com certeza se deve em boa parte a nossa enorme capacidade de conexão seja ela por meio da internet e de suas possibilidades ou mesmo pela forma como nos movemos pelos espaços na terra. Voamos hoje dez vezes mais do que a dez anos atrás. Escreve este artigo em um voo de Brasília para o Maranhão… Nossa transformação é realidade falta agora entender o por que ainda não somos tão felizes com ela como imaginávamos que seriamos com tanta abundância de possibilidades e tecnologias ao nosso redor. O que não está dando certo então?

A questão central é que a tecnologia sempre será meio em nossa vida. Gosto muito de refletir sobre isso. Substituímos gestos simples por tecnologia. Terceirizamos sensações por conexão com o digital e adotamos como experiência a realidade virtual não o cheiro ou o tato. A transformação digital é incrivelmente fantástica e ela abre as portas para um admirável mundo novo, desde que ela seja meio.

Quero dizer que apenas poderemos viver as exponencialidades da transformação digital quando colocarmos o ser humano como centro deste momento da humanidade. Pouco importa ver o mundo sob o olhar de um óculos se perdermos a capacidade de sentir o calor do toque. O que seremos se não mais fizermos silencio suficiente para ouvirmos nosso coração bater e nosso pulmão se encher de ar?

TECNOLOGIA SEM VIDA É CAOS..

Tecnologia sem vida é caos. Caos é a ausência do Bem. Nos humanos no caos somos mais maquinas do que os computadores. Não tenho medo do que a inteligência artificial pode fazer no mundo, tenho mesmo medo do que um ser humano que perde sua humanidade pode fazer neste mundo. A transformação digital não é sonho é realidade. Ela não tem volta. Veremos ano a pós ano tudo ser digitalizado e novos processos e tecnologias melhorarem nosso dia a dia. Estar atento a isso tudo é fundamental. Mais importante, porém é voltar ao básico. Respire fundo, feche os olhos e por alguns momentos tente em silêncio ouvir seus batimentos. Se for difícil para você, pense bem no barulho que você anda produzindo no mundo.

Desejo a você leitor que este artigo seja porto em sua vida levando como diz um grande amigo meu um abraço quentinho a sua breve existência neste lugar que chamamos terra.

Até o próximo!

Sobre o autor,

Benício Filho.

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela UNIFESP em Neurologia Oftalmológica na área de Empreendedorismo e pós graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 300 eventos (número atualizado em dezembro de 2019). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul) bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.