SOMOS IGNITION PARTNERS DA PORTUGAL VENTURES

Ao abrir o site da Portugal Ventures, em sua apresentação institucional, fica evidente como essa nova parceria da Atlantic Hub pode abrir novas portas para os empresários brasileiros em Portugal.

Missão da Portugal Ventures: “A Portugal Ventures nasceu com a ambição de impulsionar o sucesso global das empresas portuguesas, levando-as a atingir metas de competitividade em todas as fases de desenvolvimento do seu negócio.

Ao longo dos anos, temos trabalhado com este objetivo: fazer da Portugal Ventures o parceiro de referência no capital de risco em Portugal, desenvolvendo estratégias diferenciadoras de crescimento, competitividade e capacidade de internacionalização para cada participada em que investimos.”

Empresas brasileiras instaladas em Portugal poderão, após a efetivação do nosso novo convênio, submeter seus projetos de expansão à análise da Portugal Ventures para uma possível captação de recursos.

Já deve ser do seu conhecimento, mas nunca é demais explicar que fundos de risco são como sócios em uma empresa, muito diferentes dos fundos comunitários com pouca ou quase nenhuma participação no capital social da empresa.

Um Venture Capital como a Portugal Ventures torna-se sócio, exigindo assim muito mais participação no próprio negócio investido do que outros modelos de financiamento.

Outro ponto relevante é que apenas para uma empresa que já tenha sua operação em funcionamento em Portugal essas opções de recurso são evidentemente uma opção.

Entrar no mercado e consolidar-se é uma tarefa que exige planejamento e estratégia. Nossa expertise enquanto consultora de internacionalização é fazer justamente com que sua operação funcione em Portugal.

Uma das formas de que isso ocorra é com nosso programa de internacionalização Scale Out. Seu negócio pode com certeza atingir outros voos no mundo. Para isso, conte com quem conhece o mercado. Dúvidas sempre existem. Marque um momento comigo e vamos juntos conversar para alinhar os próximos passos. Mas quero aprofundar com você mais aspectos desta importante parceira da Atlantic Hub.

PORTUGAL VENTURES EM NÚMEROS

Os números da Portugal Ventures realmente impressionam. Porém, mais que números, fica muito evidente que a presença do expertise na análise de negócios, com o consequente aporte de recursos, credencia a Portugal Ventures à posição de um dos atores mais atuantes na economia local.

Outro ponto relevante é que uma vez investida pela Portugal Ventures, rodadas seguintes ganham um importante credenciamento e relevância.

Desde 2012, a Portugal Ventures, aportou no mercado de Portugal através do investimento direto em empresas mais de 181 milhões de euros.

Os números, no entanto, são muito maiores, vamos a eles:

  • 261 milhões de euros sob gestão;
  • 190 novas empresas criadas a partir dos investimentos desde 2012;
  • 181 milhões de euros investidos diretamente em empresas desde 2012.

No site da Portugal Ventures é possível compreender como é a atuação do fundo, mas o portfólio dos investimentos já demonstra como a atuação da Portugal Ventures é ampla.

  • 46 investimentos em empresas do segmento digital e tecnologia;
  • 42 investimentos em empresas da indústria de tecnologia da informação;
  • 31 investimentos em empresas do segmento de turismo;
  • 21 investimentos em empresas da área de tecnologia em saúde.

ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTO DA PORTUGAL VENTURES

A estratégia de investimento da Portugal Ventures está bastante alinhada com a nossa visão e jornada de internacionalização.

Primeiro, existem pré-condições para que a empresa seja elegível para os recursos do fundo. Uma delas é que a empresa tenha sede em Portugal.

Ter aderência ao mercado local é essencial para que a empresa seja elegível. Efetuar um estudo de mercado torna-se assim determinante.

Nosso estudo de mercado Market Fit é seu primeiro passo rumo a esses recursos. Estar operando em Portugal, mesmo que seja no estágio inicial, também é uma das credenciais exigidas.

Os estágios de investimento da Portugal Ventures estão localizados no Pré-Seed, Seed e Séries A. Em relação ao valor médio de investimento, eles iniciam em 50k de euros, podendo chegar até 1.5M de euros, conforme o setor e o estágio da empresa.

Existe uma predileção para co-investimento com parceiros nacionais e internacionais, mas não é uma pré-condição.

Os investimentos acontecem em tranches de acordo com o cumprimento dos milestones definidos em contrato e acompanhados pela equipe da Portugal Ventures ao longo dos meses.

A Portugal Ventures sempre terá uma participação minoritária na estrutura de acionista da empresa, integrando o conselho de administração.

COMO SUBMETER SUA EMPRESA PARA AVALIAÇÃO?

Somos Ignition Partners da Portugal Ventures. Isso não é trivial, pois temos acesso estratégico para a apresentação de empresas aos comitês de avaliação.

Como comentei acima, estar preparado é essencial, desta maneira, ter efetuado um estudo de mercado e já possuir uma estratégia clara para Portugal é uma questão obrigatória.

Podemos ajudá-lo em todo o processo de internacionalização. Para isso, pode analisar nos links que compartilhei ao longo do artigo nossas ações.

A submissão do projeto pode ser online ou em momentos como demodays. Nos próximos meses, apresentaremos ao mercado momentos em que a Atlantic Hub será a organizadora para a seleção de empresas.

O processo de seleção após a submissão passa por uma análise que gera uma devolutiva de aceite ou não. Este momento pode levar até duas semanas.

Após uma avaliação detalhada da proposta, a equipe de investimento propõe aos selecionados, fazerem um pitch ao Conselho de Administração da Portugal Ventures.

Seguindo para os que foram aprovados nesta fase, as startups fazem um pitch a peritos nacionais e internacionais e recebem as suas recomendações.

Tendo a aprovação também nesta fase, segue-se a estrutura do investimento e a proposta da term-sheet (minuta disponível nos documentos de cada call) até 90 dias após a candidatura.

Com a redação dos contratos, segue-se aos pontos determinados como indicadores de performance para os aportes acordados.

Ser investido por um fundo como o Portugal Ventures eleva seu valor de mercado e o credencia a voos mais altos no mercado internacional.

Tenho certeza que este pode ser o seu momento; mais internacionalização não se resume a uma possibilidade de investimentos.

Como começar, vamos a isso, como se diz em Portugal.

SEU MOMENTO DE INTERNACIONALIZAR COMEÇA AGORA!

Construir uma empresa em Portugal é uma oportunidade real de criar uma ponte para o mundo dos nossos produtos ou serviços.

Quando começar esta mudança e internacionalizar sua empresa? Agora! Será um prazer estar com você. Para iniciar, recomendamos um estudo de mercado que chamamos de Market Fit.

Comece hoje mesmo estudando seu mercado conosco, e assim começamos corretamente esta nova fase da sua empresa e da sua vida.

Dúvidas sempre existem. Marque um momento comigo, e vamos juntos conversar para alinhar os próximos passos.

Leia também: AS ETAPAS FUNDAMENTAIS PARA UMA EXPANSÃO INTERNACIONAL BEM-SUCEDIDA

SOBRE O AUTOR

BENÍCIO FILHO

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e Filosofia pela Universidade Dom Bosco. Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups). Sócio fundador da Agência Incandescente e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis, ambos em Portugal. Atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”. Em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.