ABRIR UMA EMPRESA NO SETOR DE TURISMO EM PORTUGAL

Nesta semana, mais uma vez, Portugal foi eleito o melhor destino turístico da Europa no World Travel Awards. A entrega de prêmios decorreu na sexta-feira, dia 27/10/2023, em Batumi, na Geórgia.

Na mesma cerimônia, a cidade do Porto foi distinguida como o melhor destino Europeu para Escapadela Urbana, o Algarve foi vencedor do melhor destino de praia da Europa, Lisboa foi considerado o melhor destino de cidade da Europa, a Madeira o Melhor Destino Insular da Europa e os Passadiços do Paiva, em Arouca (distrito de Aveiro), como melhor atração de Turismo de Aventura.

Este prêmio é um reconhecimento internacional para Portugal, suas empresas, seus trabalhadores e os portugueses. É uma distinção que enaltece a excelência do nosso turismo. Portugal, em todo o seu território, é o melhor destino europeu.

Esta premiação não é uma novidade para Portugal, afinal, os milhões de turistas que já descobriram este destino ano a ano retornam e ampliam o dinamismo deste importante segmento da economia.

Conheço Portugal de ponta a ponta e posso afirmar que cada região tem seus ativos individuais e seus encantos únicos. Dos bairros tradicionais às comidas típicas, Portugal acolhe e oferece atrativos para todos os gostos.

Trabalhando em frente ao mar na praia de Santo Amaro de Oeiras, vejo dia a dia, em meu caminhar pela orla, logo cedo, a quantidade de estrangeiros que escolheram morar ou visitar este país. Dias atrás, jogando bilhar com quatro sócios em uma pequena cervejaria em Oeiras, não havia nenhum português entre os mais de quarenta presentes naquele momento.

Dos funcionários ao dono da casa, que eram brasileiros, o mundo todo estava ali, naquele momento, éramos todas as nações do mundo. Portugal é este destino. Empreender no turismo em Portugal tem suas oportunidades.

Neste artigo, relato nossa experiência neste segmento. Venha comigo e amplie sua visão de constituir uma empresa neste setor.

EXISTE MERCADO PARA INVESTIR NO SETOR DE TURISMO E ENTRETENIMENTO EM PORTUGAL?

Portugal oferece diversas oportunidades de empreendimento nos setores de turismo e entretenimento. Alguns dos melhores segmentos para empreender nestes setores relaciono abaixo, mas lembre-se que sempre o mais recomendável é fazer um estudo de mercado sobre o local e modelo de negócio que pretende empreender.

Antes de apresentar as opções que devem estar no seu radar, gostaria de comentar sobre um cliente que no ano passado nos procurou para aprofundarmos uma análise de mercado em um restaurante que ele gostaria de abrir em Mafra, Portugal.

Esta é uma região de praia onde, em pelo menos oito meses do ano, não há o que fazer. Quando o verão está a pino, enche de turistas e não há lugar para ninguém. Quando o sol vai, ficam apenas os moradores. Essa é a questão.

Como fica um restaurante que depende de turistas para ter suas vendas acontecendo se oito meses do ano não há clientes? Bem, nosso estudo apontou que não havia mercado para o modelo proposto no local que o cliente queria.

Mesmo a contragosto dos nossos apontamentos, ele continuou o empreendimento e abriu o estabelecimento. Mesmo o setor de turismo sendo incrível em Portugal e seu crescimento ser acentuado ano após ano, saber onde e por que empreender é essencial.

Quando o assunto é o segmento de turismo, existem sim possibilidades e tendências, mas fique atento ao que realmente importa. Tendências são comportamentos humanos. Assim, também após apresentar os mercados dentro do turismo que valem a pena, comento sobre três tendências que você deveria prestar atenção.

ESTES SEGMENTOS NO TURISMO DEVEM ESTAR NO SEU RADAR

Turismo Cultural e Histórico

Portugal tem um rico patrimônio cultural e histórico, incluindo cidades antigas, castelos, mosteiros e museus. Empreendimentos relacionados a passeios turísticos, visitas guiadas e interpretação histórica são populares e atraem cada vez mais turistas.

De passeios a pé pelas cidades de Portugal a experiências gastronômicas, existem oportunidades em todos os cantos do país.

Hospedagem e Alojamento

Com o crescente turismo em Portugal, oportunidades no setor hoteleiro, como hotéis boutique, pousadas, hostels e aluguel de casas, continuam a se expandir.

Uma das empresas que auxiliamos a entrada em Portugal está inserida no segmento do turismo com alojamentos locais. A demanda por hospedagens fez esta empresa dobrar ano a ano nos últimos três anos. Empreender neste segmento é uma oportunidade única.

Gastronomia e Vinho

A cozinha portuguesa é renomada, e abrir restaurantes, bares de tapas, adegas ou oferecer degustações de vinhos é uma opção atraente. Como comentei no caso que descrevi, este é um segmento muito importante, mas você deve estar atento a qual público irá atender.

Turismo de Natureza e Aventura

Portugal oferece belas paisagens naturais, praias e oportunidades para atividades ao ar livre, como caminhadas, ciclismo, surf e observação de aves. Este é um segmento que ainda guarda grandes oportunidades.

Ano passado, estive em Serra da Estrela e não foi fácil encontrar uma empresa para que eu fizesse um tour pelos parques. Falta mão de obra e operadoras que façam esta região. Turismo de Saúde e Bem-Estar: Spa, centros de bem-estar, retiros de ioga e serviços de saúde e beleza são populares para turistas em busca de relaxamento e cuidados com a saúde.

Eventos e Casamentos

Portugal é um destino popular para eventos, casamentos e conferências. Serviços de organização de eventos, planejamento de casamentos e aluguel de locais são áreas em crescimento.

Em uma visita neste ano, estive na Áustria, neste país, estudando o turismo local, descobri que o número de estrangeiros que buscam casamentos por lá é o triplo de Portugal. Este segmento pode crescer imensamente em Portugal.

Turismo de Cruzeiros

Portugal tem portos costeiros importantes que atraem linhas de cruzeiros. Empreendimentos relacionados a excursões em terra e serviços para passageiros de cruzeiros são oportunidades de negócios.

Turismo de Negócios e Conferências

O país é um local atraente para conferências e reuniões de negócios. Empreendimentos que oferecem serviços de conferências e eventos corporativos podem prosperar.

Turismo Digital e Tecnológico

Com a crescente digitalização do setor, há oportunidades para startups que oferecem soluções tecnológicas para o turismo e entretenimento, como aplicativos, plataformas de reservas e experiências de realidade aumentada.

Um dos exemplos da pujança deste segmento é o Web Summit. Este é o maior evento de tecnologia do mundo, mais de 70.000 pessoas visitam Portugal no mês de novembro em busca das principais inovações tecnológicas que serão tendência nos anos seguintes.

Quando falamos de turismo, não podemos deixar de analisar o mercado da restauração. Este é o segmento que congrega bares, restaurantes e bistrôs. Veja a seguir como existem oportunidades também nesta outra face do turismo.

BARES, RESTAURANTES E BISTRÔS EM PORTUGAL

O mercado de restauração e similares (inclui estabelecimentos de bebidas e de catering de eventos) é composto por 36.506 empresas em Portugal, sendo que 88% são microempresas.

Estas empresas situam-se, maioritariamente, na área metropolitana (A. M.) de Lisboa (36%), na A. M. Porto (16%), no Algarve (8%), em Coimbra (4%) e na ilha da Madeira (4%). O volume de negócios deste setor em 2021 foi de 7023,2M€, números ainda inferiores aos de 2019 (8848,1M€). Este setor emprega cerca de 201.000 pessoas.

Ainda assim, em 2021, o setor da restauração em Portugal registou uma recuperação face a 2020, com um crescimento de 14,2%. Segundo a Informa D&B, o segmento de comida rápida foi o mais dinâmico, algo que se atribui à competitividade de preços e às mudanças nos hábitos de consumo da população. Neste segmento, o volume de negócios cresceu 19% em 2021, alcançando 1,1 mil milhões de euros.

Em 2022, manteve-se o crescimento e para 2023 não teremos outro cenário. Portugal tem apresentado grandes crescimentos no setor da restauração, não só porque os portugueses estão cada vez mais a comer fora de casa ou em regime take-away/entrega ao domicílio, mas também porque o país tem atraído cada vez mais turistas, que incluem a visita a espaços de restauração no seu roteiro turístico.

Ainda, o fato de os chefs portugueses terem cada vez mais reconhecimento internacional, tem atraído muito turismo gastronômico. Já é possível encontrar em Portugal comida oriunda de qualquer parte do Globo, e restaurantes com vários modelos de negócio.

Dos vários tipos de restaurantes que existem em Portugal, podemos agrupá-los em várias categorias, nomeadamente:

  • Fast-food (por exemplo, McDonald’s ou Pizza Hut);
  • Casual Rápido (por exemplo, H3 ou Vitaminas);
  • Restaurantes Gourmet (por exemplo, Belcanto ou O Talho);
  • Restaurante Temático (por exemplo, Zenith ou Beco-Cabaret Gourmet);
  • Buffets (por exemplo, Sabor Mineiro ou Chinês Royal);
  • Cozinha de autor (por exemplo, 100 Maneiras ou Alma);
  • Cozinha de Fusão (por exemplo, Rio Maravilha ou Volver de Carne Y Alma);
  • Gastro Pubs (por exemplo, Rossio GastroBar ou Mini Bar), ou 100% Take-away (por exemplo, A-100 ou Pinguim-Refeições Take Away).

Relativamente a bares, em 2021 existiam 1930 empresas, que apresentavam um volume total de vendas de 149,5M€. A maioria destas empresas (95%) são microempresas e localizam-se na A. M. Lisboa (27%), no Algarve (13%), na Madeira (13%) ou na A. M. Porto (13%).

Cerca de 70% dos portugueses prefere ir a restaurantes ao jantar e apenas 30% mostra preferência pelo almoço.

Os principais motivos de ir a um restaurante são passar tempo com a família/amigos (35,4%), experimentar novas comidas (30,3%), descontração (26,5%) e qualidade da comida (5,9%). Os dias preferidos para ir a um restaurante são sábado (48,8%) ou sexta-feira (22,0%).

Os principais fatores valorizados na escolha de um restaurante e gastrobar são a comida de qualidade (36,7%), os preços acessíveis (23,9%) e a proximidade do local de residência (22,5%).

Assinala-se ainda a crescente digitalização de processos e o prolongamento da tendência dos serviços de entrega ao domicílio e de recolha no restaurante, em consequência das mudanças nos hábitos dos consumidores durante a pandemia.

Neste ponto, também existem diversas oportunidades, uma vez que além do crescimento das entregas estamos diante de uma mudança comportamental. Dos estrangeiros, no turismo e mesmo na sociedade mais tradicional, acentua-se o crescimento neste segmento.

COMECE CERTO EM PORTUGAL

A Atlantic Hub criou processos e jornadas que podem contribuir para ajudá-lo a criar o seu mercado em Portugal. Eu convido você a conhecer melhor como podemos ajudá-lo.

O primeiro passo é estudar seu produto ou serviço em Portugal. Para isso, você precisa conhecer o nosso estudo de mercado Market Fit.

O segundo passo é marcar um momento conosco e conversarmos sobre as melhores estratégias para você acessar o mercado. Tenha certeza de que você estará com quem conhece a Europa e construiu bases sólidas em Portugal. Nosso time terá o maior prazer em ajudá-lo neste processo.

Venha conosco começar esta nova fase da sua vida. Nos dá Atlantic Hub, queremos fazer parte desta sua nova história.

Forte abraço e até o próximo artigo.

Leia também: O MERCADO DA SAUDADE

SOBRE O AUTOR

BENÍCIO FILHO

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e Filosofia pela Universidade Dom Bosco. Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups). Sócio fundador da Agência Incandescente e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis, ambos em Portugal. Atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”. Em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.

Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.