Construir conhecimento só é possível quando colocamos o aprendizado em prática. O mundo está cansado de teorias que não melhoram a vida das pessoas. Meus artigos são fruto do que vivo, prático e construo.
NÓS SOMOS HUMANOS, NÃO SOMOS ROBÔS!
Vivemos em tempos estranhos. Esta foi a frase proferida por um famoso filósofo inglês no final do século XVIII. Em seu tempo, o mundo passava por enormes transformações e à sua porta batia a Revolução Industrial, que mudaria por completo a forma em que o mundo vivia....
COMO VENDER UM PRODUTO ALIMENTÍCIO EM PORTUGAL
Ao longo dos últimos dez anos, fizemos duas dezenas de estudos de mercado sobre produtos alimentícios brasileiros com potencial de entrarem nos mercados europeus, tendo Portugal como porta de entrada. Algumas informações importantes devem ser levadas em...
A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO COTIDIANO DAS PESSOAS
A Inteligência Artificial (IA) é uma das tecnologias mais transformadoras dos dias atuais. Ela tem o potencial de mudar a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos com o mundo ao nosso redor. Podemos considerar que a IA está em toda parte, desde assistentes...
RAÍZES: A MISSÃO DE RESSIGNIFICAR NOSSAS ORIGENS
A busca pelas nossas origens é sempre uma busca pela compreensão de quem somos. Imagine quando essa busca está relacionada a um país imenso em todos os sentidos, como o Brasil. Desde a grandeza do nosso espaço geográfico até os encantos naturais, em todos os aspectos...
O RELACIONAMENTO ENTRE SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA
Semântica e pragmática estão inter-relacionadas. Logo, a semântica lida com o sentido no nível explícito. Para a pragmática, também concorrem as intenções do falante, que diz além do que diz. Assim, a pragmática lida com o sentido no nível implícito. A...
ESCRITÓRIOS DE REPRESENTAÇÃO EM PORTUGAL
No comércio exterior, uma das estratégias de entrada em um novo mercado passa justamente pela abertura de escritórios regionais. Em tempos já distantes lembro de, ao caminhar pela Champs Elysées em Paris, principal avenida da cidade, encontrava até com certa...
DIFERENÇAS DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE PORTUGAL EM RELAÇÃO AO BRASILEIRO
Compreender o consumidor é um enorme desafio para todas as empresas e desde que a humanidade criou os atuais modelos de vendas, a cada dia surgem mais tentativas de perceber o que de fato as pessoas desejam. Peter Drucker, o chamado pai do marketing moderno,...
COMEÇARAM AS LINHAS DO PORTUGAL 2030
As linhas de financiamento da economia portuguesa não são novidades. Elas existem desde a segunda guerra mundial. Neste artigo, vale a pena entendermos suas origens e o que podemos esperar do Portugal 2030. Após a Segunda Guerra Mundial, com o continente europeu como...