Dias atrás, em uma conversa com um empresário do estado do Espírito Santo ele comentava comigo dos desafios que havia vivido quando ainda tinha uma empresa. Dizia ele que jamais voltaria a ter empresa uma vez que não confia em ninguém como sócio ou ainda como funcionário.
Confesso que fiquei bem surpreso com as questões que ele trazia. Eu não estava em uma sessão de terapia, mas ele realmente estava desanimado da vida. Nada melhor nesses momentos que tomar uma taça de vinho, afinal, quando o álcool entra a verdade sai.
Começamos a conversar e aquele bate-papo foi muito longe. A sua maior frustração após mais de uma garrafa deste delicioso líquido, foi a experiência de ter perdido quase a totalidade dos clientes para dois dos seus funcionários que montaram uma empresa concorrente e assediaram toda a base que ele prestava serviço.
Bem, quem nunca passou por isso empreendendo? Olha, minha primeira empresa já soma mais de duas décadas e lembro bem de ter vivido por pelo menos quatro ou cinco momentos na mesma situação. Quando é a primeira vez e você é pequeno bate um medo sim, mas o que fui aprendendo ao longo do tempo, é que o que eu faço enquanto empresário e líder, eles não fariam jamais igual.
Desta forma, foi inevitável perguntar para meu amigo, mas afinal, o que você acha que aconteceu? Pois, achei bem estranho a maioria dos clientes trocar a empresa dele. No começo ele relutou em dizer, mas em pouco tempo assumiu.
Começou falando que não era o melhor dos chefes. Aprendeu muito depois com esta e outras situações, mas sabe que pegava pesado demais com todos. Já no fim da noite confirmou que não entendia como as pessoas o aguentavam. Arrogante era pouco.
Lembra daquela história que sua mãe e avó diziam? Colhemos o que plantamos. Será que hoje entre seus colaboradores e sócios você está plantando o quê? Germinar líderes para o futuro do seu negócio ou apenas criando concorrentes, uma vez que não existe como controlar este movimento podemos fazer é ser um exemplo de ética e justiça.
Sendo um exemplo do que você quer de melhor ao mundo, provavelmente você colherá como dizia o evangelho 10 x 1000. Sim, é exponencial o que colhemos quando semeamos apenas coisas boas, mas sobre isso quero falar mais contigo.
PESSOAS ENGAJADAS EM SUA EMPRESA NÃO É MOTIM, MAS COMO IDENTIFICAR O QUE DE FATO PODEM FAZER MOTIM?
Gostaria de convidar você a ver com muita atenção a imagem abaixo:
Na obra Liderança Tribal de 2008 escrita por Dave Logan e John King, podemos começar a entender alguns pontos sobre como se comportam os seres humanos em sociedade. Bem, este não é um tratado de comportamento, mas ajudará bastante você a entender por que pessoas engajadas podem ser bem diferentes de um motim.
Analisando a imagem, será possível perceber uma boa distribuição de perfis dentro de um grupo. Entenda que você pode levar a referência deste estudo para todos os grupos em que se relaciona. Igreja, comunidade do bairro, família, empresa, universidade, associações etc.
Somos seres que precisamos do grupo para vivermos. Não somos ilhas, e entender como nos comportamos é a chave para o futuro da sua empresa. Vamos entender melhor cada um dos grupos.
DESGARRADOS DE TUDO
Eles são pequenos em quantidade, mas não os subestimem. Eles têm um poder destrutivo imenso. Os desgarrados de tudo frequentemente causam dores de cabeça enormes a ponto de em muitos casos por a perder um departamento, grupo ou mesmo tudo.
Não se juntam a ninguém a não ser por suas próprias causas. Sabe aquela contratação com currículo técnico perfeito, mas impossível de trabalhar ao lado dele, bem está diante de um desgarrado de tudo.
O que fazer? Demita urgentemente. Quanto mais desgarrados de tudo, mais riscos de problemas você corre. A escolha é sua. Crie seus próprios monstros dentro de casa.
VÍTIMAS APÁTICAS
Confesso aqui publicamente que para mim são os mais difíceis de conviver. Tenho uma aversão às pessoas que reclamam de tudo. Não dá para conviver com quem tudo é ruim. Não sabem resolver nada sem que exista um culpado. Sabotam tudo para sobreviver e sempre encontram algumas muletas para reclamar.
Olha que estamos falando de 26% das pessoas que nos relacionamos. É muita gente! Dizia um filósofo em um livro que recentemente li que o ser humano mais desonesto é aquele que reclama. Reclamar é subir no alto da arrogância e julgar tudo e todos sem mudar nada.
As vítimas apáticas infectam o ambiente tornando a energia pesada e disseminando boatos que corrompem o bem-estar e a positividade. Olhe bem quem são as vítimas apáticas ao seu redor e tome cuidado para não começar a reclamar como elas. Afinal, quanto mais convivemos com eles, mas acabamos parecidos.
MELHORES DO MUNDO
Eles são a maioria, 48%. Quem nunca encontrou alguém que dissesse se eu não estivesse aqui está empresa já teria fechado? Chegamos aonde chegamos pelo meu suor. É caro amigo, tem gente que sempre irá pensar que trabalhou e trabalha mais que todo mundo junto.
Quando temos uma equipe dominada pelos melhores do mundo temos a possibilidade de liderá-los por propósito. Normalmente eles querem uma causa. Se sua causa for sua essência e estiver alinhada com o propósito da sua empresa eles tendem a segui-lo.
O mais desafiador deles é que se sentem guerreiros solitários. Você precisará ser uma liderança forte para que eles enxerguem em você o que acreditam. Caso não seja esta liderança ou de sinais confusos, pode ouvir a seguinte frase, “eu sabia que isso não daria certo”.
ORGULHO TRIBAL
Este é um grupo que veste a camisa. Mas sua empresa e sua liderança são mesmo algo a ser vestido ou tatuado na pele? Acredito que você já leu os outros oito artigos que fazem parte desta série, ao final deste texto, eles estarão todos aqui com seus links.
Vale a pena você refletir nesta jornada que criei se realmente sua empresa é algo bom para o mundo. Quando temos uma equipe no qual a predominância é de orgulho tribal o que está em jogo é a liderança.
Ou engajamos estas pessoas pela cultura, propósito e valores ou teremos motim dentro dos nossos departamentos e grupos. Você é a verdade que desejou ser para o mundo? Você é o futuro que acreditava ser capaz de construir?
Meu amigo, responda às perguntas acima e comece hoje mesmo a engajar seu time.
LÍDER DE PROPÓSITO
Liderar pode ser aprendido e desenvolvido. Mas saiba que apenas com a autoliderança você será capaz de ter pessoas seguindo você. Apenas segue quem sente segurança no líder. Quem está à frente precisa ser a verdade que descobriu que é, e a não que imagina ser.
Ninguém fica muito tempo à frente de qualquer coisa sendo uma mentira. Mentiras caem sempre. Se existem dúvidas ainda em você sobre quais são suas verdade e o que você quer da sua vida em primeira pessoa, responda isso urgentemente.
Não tenha medo de pedir ajuda. Terapia, análise, coaching, benzedeira, yoga, horóscopo, mentoria, bem os caminhos para o autodesenvolvimento são muitos. Encontre o seu ou peça ajuda, mas não acredite que se existem dúvidas em você as pessoas te seguirão.
No máximo elas estão dando corda para que você mesmo se enforque.
O líder por propósito é o único capaz de congregar o maior número de grupos em uma única frente, articulando, criando sinergias e colocando as pessoas certas nos lugares certos. Fazer desta forma é conhecer o que o outro pode entregar e isso faz toda a diferença.
O FUTURO DA SUA EMPRESA ESTÁ NAS PESSOAS
O futuro da sua empresa está nas pessoas, tenha certeza disso. Sendo assim, ouça mais, acolha mais, desenvolva sua capacidade humana além da técnica. Estude, mas dedique-se a ser um ser humano agradável.
Veja as pessoas ao seu redor e pense, com qual delas eu passaria uma semana viajando. Quem gostamos, queremos ter por perto. Será que elas querem ter você por perto?
Tenha coragem de errar e aceitar o erro. Goste sinceramente do outro e saiba que escutar e deixar ele falar. É ouvir sem responder enquanto ele fala. É querer o bem por apenas querer. É acordar e cumprimentar pelo nome todos.
O futuro da sua empresa não está no produto ou serviço que você tem e oferece hoje. Está na sua capacidade de ter os bons ao seu lado acreditando no que você é e junto contigo, construindo dia a dia a estrada que está no seu coração.
Este artigo é de uma série que estou escrevendo. Abaixo, coloco o link de todos para que você desde o início possa compreender o que tenho chamado de “As nove mudanças que comprovam que as pessoas não querem mais a sua empresa”.
Se quiser ajuda para construir este setor da sua empresa a onde você será comprado, fale comigo.
Seguem os artigos escritos:
Ou você entende o lado humano da transformação digital, ou nada adianta sua empresa existir
Ter um bom produto ou serviço com qualidade não é diferencial, é obrigação
Sua empresa é algo bom para o mundo ou nós estaríamos melhor se ela não?
Seu mercado e consumidores ainda existem ou você vende para Walking Deads?
Sua liderança dentro da empresa é algo respeitado ou temido?
Saiba que inovação não são os puffs amarelos e os ambientes abertos e bonitos que você tem
Você precisa imediatamente parar de vender e começar a ser comprado
SOBRE O AUTOR
Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC-SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente está em processo de conclusão do curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco.
Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio-fundador da Agência Incandescente, sócio-fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal).
Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio). Além de participar de programas de aceleração, como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros.
Palestrando desde 2016 sobre temas, como: Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência. Já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.